13/05/2013


Como você classifica a atual geração dos jovens brasileiros?

"Viciada em Internet" é apontada como o principal característica

Nascidos a partir de 1978, a conhecida "Geração Y" ocupa cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Imersos na era digital, algumas de suas características são o imediatismo e a necessidade de constante feedback. Mas qual será a opinião dos próprios jovens a seu respeito? Para saber a resposta, o Nube fez a seguinte enquete em seu site: "Como você classifica a atual geração dos jovens brasileiros?"

A pesquisa ficou no ar de 22 de abril a 3 de maio e contou com a participação de 2.232 internautas. As alternativas foram as seguintes: "Não engajada com a política e dilemas sociais", "Moderna e Comunicativa", "Dependente da família e Preconceituosa", "Viciada em Internet", "Envolvida com problemas sociais e ambientais" e "Solidária e Sonhadora".

A campeã disparada foi "Viciada em Internet", com 43,01%. De acordo com Eva Buscoff, Coordenadora de Treinamentos Internos do Nube, essa geração nasceu praticamente conectada. "Adotar esse comportamento é algo natural e necessário para o seu crescimento e aprendizado, pois todas as suas dúvidas podem ser resolvidas com apenas um click", explica.

Em segundo lugar, com 22,72%, ficou "Não engajada com a política e dilemas sociais". Para a especialista, a atual juventude nasceu em um período econômico mais estável, muito diferente das gerações anteriores (Baby-boomers e Geração X). 

"Estamos em um momento de liberdade de expressão, principalmente com a ajuda das redes sociais. Aumentou-se a autoestima e a preocupação com suas próprias necessidades", comentou.  Para Eva, o engajamento político de pais e avós está distante da prioridade da maioria dos jovens. "Não é uma alienação, e sim falta de interesse e consequente aprofundamento no tema", concluiu.

Bem próximo, em terceiro, veio "Moderna e Comunicativa", com 19,62%. Esses dois adjetivos, aliás, descrevem os nascidos na "Era Digital". De acordo com recentes estudos, quem convive com ferramentas virtuais desenvolve um sistema cognitivo diferenciado.

"A particularidade consiste justamente nessa velocidade de adaptação aos aparelhos e informações novas. Isso significa mais comunicação e interação. Enquanto estudam, os jovens leem notícias na Internet, olham o Facebook, escutam música e observam tudo a sua volta. São multitarefas!", comentou Eva.

Por fim, "Dependente da família e Preconceituosa" (5,87%), "Envolvida com problemas sociais e ambientais" (4, 44%) e "Solidária e Sonhadora.  O fato do último colocado ter apenas 4,35% votos reforça a tese inicial de nossa especialista: a atual geração é mais engajada e vive um sonho de ter um mundo cada vez melhor, mesmo não se envolvendo politicamente nas mudanças sociais.

O Nube possui diversas fontes para comentar sobre o assunto.

Serviço:

Pesquisa revela: maioria dos jovens descreve a atual geração como "viciada em Internet". Sugestão de fonte: Eva Buscoff, Coordenadora de Treinamentos Internos do Núcleo Brasileiro de Estágios.

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Também há oportunidades para trainees e formados. Possui mais de seis mil empresas clientes, 12 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 430 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte lega e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 8 milhões de ligações, enviados 1,8 milhão de SMS e encaminhados 620 mil candidatos. O banco de dados conta com 3,2 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidadas mensalmente.

Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas. O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Orkut, Foursquare, Linkedin e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

 

06/12/2011

 

MPE Brasil revela ganhadoras 2011 no Rio Grande do Norte

 

Escolhidas entre mais de 1.000 inscritas, as micro e pequenas empresas terão a chance de concorrer na etapa nacional da premiação

 

O MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas revela na noite de quarta-feira, 07 de dezembro, em Natal (RN) os nomes das vencedoras na etapa estadual da edição 2011. Os empreendimentos foram escolhidos entre 1.246 MPEs pela aplicação de boas práticas de gestão nas áreas da indústria, comércio, serviços, turismo, TI, saúde, educação, agronegócio, destaque em inovação e destaque de boas práticas de responsabilidade social.

 

Do total de 1.246 empreendimentos inscritos no estado, 73% possuem faturamento menor que R$ 240.000,00. No que diz respeito ao perfil dos líderes das empresas que responderam ao questionário de autoavaliação, 248 confirmaram ter diploma do Ensino Superior completo. O número supera a média nacional, que mostra que 47% dos gestores das empresas possuem o ensino médio completo.

Promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), SEBRAE, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a cerimônia de entrega do prêmio conta com o apoio institucional do Fórum Nacional dos Programas de Qualidade Produtividade e Competitividade (QPC).

 

Brasil

Ao todo, 58 mil empreendimentos se inscreveram para o Prêmio MPE Brasil 2011 em todo o país. Selecionadas nesta fase estadual, as empresas passam a concorrer diretamente na premiação nacional, que acontece em 23 de março de 2012. Se premiada, a empresa pode utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios da excelência mundiais.

 

O Prêmio

Criado para reconhecer gestores e instituições brasileiras que investem em conceitos e práticas de gestão, busca valorizar ideias e difundir valores como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das MPEs. Os interessados podem saber mais informações no site https://www.mbc.org.br/mpe.

 

SERVIÇO
Cerimônia de entrega do Prêmio MPE Brasil 2011 – etapa estadual RN
Data: 07/12/2011
Horário: 19h30
Local: Olimpo Recepções – Natal (RN)

 

 

08/01/2013

 

UCSebrae capacita agentes de desenvolvimento local

 

Cursos auxiliam a implementar a Lei Geral nos municípios

 

Brasília – O processo de capacitação de agentes de desenvolvimento local pelo Sebrae começou com força em outubro, o que permitiu fechar o ano com mais de 200 representantes municipais de todas as regiões do país participando de cursos a distância ministrados pela Universidade Corporativa do Sebrae (UCSebrae). Atualmente, pelo menos mil dos 5.564 municípios brasileiros já contrataram agentes responsáveis por fomentar a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nas cidades. Os interessados devem procurar a instituição e se inscrever.

Para se cadastrar, o agente deve acessar o link da Universidade Corporativa (https://www.uc.sebrae.com.br/) e preencher um formulário que será processado pela instituição em até 48 horas. Este ano, 16 cursos estão disponíveis, entre eles Atendimento ao cliente, Aprenda a empreender, Como tornar-se um líder, Como vender ideias, Compras governamentais. A duração média de cada um é de 16 horas.

A função de agente de desenvolvimento local está prevista na complementação da Lei Geral, de 2008, e tem como objetivo estimular a expansão dos pequenos negócios nos municípios. Ele atua como um braço da consultoria já realizada pelo Sebrae, servindo de elo entre a prefeitura e a instituição, prestando um atendimento mais permanente junto às micro e pequenas empresas. O resultado desse trabalho resulta no aquecimento da economia local, gerando empregos e aumentando a arrecadação de impostos no próprio município.

Cada interessado pode participar de uma capacitação por semestre, sem custo algum. Caso abandone um curso sem concluí-lo, precisará aguardar o próximo ciclo de oferta. Cada ciclo tem duração de seis meses. A oferta de cursos foi divulgada pelo Sebrae durante os três fóruns regionais organizados pela Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT) em Curitiba (com os estados da região Sul), Belo Horizonte (estados do Sudeste e Centro Oeste) e Fortaleza (Norte e Nordeste).

A vantagem de participar de um curso a distância é que o agente pode se capacitar sem se ausentar de suas funções na prefeitura. A expectativa é de que em 2013 minicursos e palestras também sejam oferecidos aos interessados. Para o analista da UCSebrae, Diego Almeida, a ação é um reconhecimento à importância que os agentes de desenvolvimento local têm no crescimento do município. “Fomentar e estimular o empreendedorismo nos agentes é muito importante para torná-los mais capazes, sem dizer que é um reconhecimento do Sebrae à ação deles”, avalia Diego.

 

Contato

Smart Pesquisas de Opinião, Mercado e Mídia

smartpesquisarn@gmail.com

Rua Deputado Marcílio Furtado, 2081 - Ed. J.R - Sala 101 - Lagoa Nova - Natal - 59063360

(84) 3217-9597

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode